Blog

25 MAIO

Tipos de papéis para impressão: saiba mais sobre os formatos

Conhecer os tipos de papéis disponíveis permite escolher qual é o mais indicado para cada projeto 

Após ter todo o projeto desenhado e com o design finalizado é hora de passar para a impressão. É neste momento que uma dúvida comum aparece: como escolher o mais indicado entre todos os tipos de papéis disponíveis no mercado? 

Classificados de acordo com sua textura, cor e peso, cada um deles apresenta características que se adequam melhor em certos projetos para fortalecer a sua marca. Para te ajudar neste processo, vamos mostrar neste post os principais tipos de papéis para impressão. 

Os principais tipos de papéis 

Como são muitos formatos de papéis à disposição, vamos focar hoje naqueles mais utilizados em projetos de impressão em gráficas. Confira!

Papel Couché 

O Papel Couché é considerado um dos melhores papéis para impressão. Formado por uma base de papel offset, ele está disponível no tipo liso e fosco, com diversas opções de gramatura. É frequentemente utilizado em catálogos comerciais. 

Papel Offset

Conhecido por ser durável e econômico, esse tipo de papel, muito semelhante à folha de sulfite, é resistente à umidade. Indicada para miolos de livros, folhetos e papéis timbrados

Papel Jornal 

Mais simples e barato, o papel jornal é aplicado em produções de larga escala e baixo custo, geralmente para blocos, tipos de revistas e folhetos. Sua textura varia entre lisa, áspera e acetinada. 

Papel Kraft

Com seu tom amadeirado, em razão de não passar pelo processo de branqueamento que os outros papéis passam, ele é usado em caixas, sacolas e embalagens. Combinado com outros materiais, é capaz de criar combinações únicas. Sua gramatura é definida conforme o objetivo do projeto. 

Papel Supremo 

Possui uma textura mais lisa, porém com alta resistência devido à sua gramatura. Também chamado de “Papel Triplex”, ele pode ser escolhido para pastas, embalagens, cartões de visita e postais. 

Papel Reciclato 

Uma vez que é feita com restos de outros tipos de papel, esse processo de reciclagem faz com que ele tenha uma textura mais áspera. É usado em blocos de notas, cartazes e cartões de visita. 

Papel Revista

Seu acabamento é superior ao papel jornal e ele é indicado para impressões de larga escala. É comum ver esse tipo de papel em revistas, jornais e outros tipos de materiais. 

Coloque seus projetos em prática com a Comunicare 

Precisa de uma gráfica para imprimir seus materiais com alta qualidade e confiança? Conheça a Comunicare, fundada em 1977 e que está em constante avanço para melhor atender seus clientes.