Blog

17 JAN

Para que serve o papel couché?

O papel couché é considerado um dos melhores papéis para impressão.

O papel couché é, sem dúvidas, um dos mais utilizados pela indústria gráfica. O couché, cujo significado é camada em francês, foi criado em 1860 pela indústria gráfica. Ele é utilizado até hoje devido a sua alta qualidade de reprodução.

Isso se deve ao fato do papel couché possuir uma camada de revestimento de carbonato de cálcio, caulim, látex, etc. Esses aditivos conferem à sua superfície um alto nível de brancura e lisura, que garantem um acabamento à altura de trabalhos profissionais.

Mas por que é o mais utilizado?

O papel couché é indicado para fazer adesivos, imprimir folhetos, folders, cardápios. É caracterizado pelo brilho e lisura de suas folhas. Além disso, permite cores mais vivas que outros papéis de uso tradicional. Sua utilização está atrelada a impressões que exigem uma alta qualidade.

As impressoras a laser são as mais indicadas para esse tipo de impressão, porque utilizam pó de toner que é depositado na superfície desse papel especial. Esse papel está disponível no mercado com grande variedade de gramatura. Quanto menor o número de gramas mais fino é o papel. Assim, ele é utilizado para vários tipos de projetos.

Qual a diferença entre papel couché e o papel comum?

O grande diferencial do papel couché, em comparação ao papel comum – chamado de offset,  está no revestimento que lhe é aplicado. Esse revestimento combina os elementos citados acima, cuja principal função é fazer com que a superfície se torne mais uniforme e que o papel absorva menos tinta, resultando na alta qualidade da impressão.

É importante ressaltar que existem três principais tipos de papel couché:

  • – L1 brilhante: leva uma camada de tinta em apenas um dos lados – ideal para embalagens e autoadesivos;
  • – L2 brilhante: leva camada de tinta em ambos os lados, tornando-o mais adequado em impressos promocionais; 
  • – L2 matte: leva camada de tinta em ambos os lados. Essa camada tem propriedades que inibem o brilho. Por isso, é utilizado em cartões de visitas e calendários, por exemplo.

Conheça a Comunicare

Com mais de 40 anos de atuação em Curitiba, a Gráfica Comunicare é conhecida pela qualidade e refinamento na impressão de materiais. Mantemos a tradição de realizar serviços de excelência e, ao mesmo tempo, lançamos tendências.

Peça aqui o seu orçamento ou solicite uma visita, nosso atendimento é personalizado!