Blog

17 MAR

RGB e CMYK: entenda qual é a diferença

Os sistemas de cores RGB e CMYK são duas formas distintas responsáveis por regular cores em telas e materiais impressos

No mundo da impressão, muitos nomes e siglas são comuns, mas para quem é de fora pode parecer coisa de outro mundo. O RGB e CMYK é um desses casos. 

Sendo basicamente um sistema de cores, os dois são responsáveis pela regulação de cores. Se você chegou agora no campo da impressão e do design gráfico e deseja entender melhor o que essas siglas significam, este post é para você! Continue aqui a leitura e entenda quais as diferenças entre os sistemas de cores. 

O que é RGB e CMYK? 

Antes de tudo, é preciso dizer que RGB e CMYK são sistemas de cores utilizados no mundo gráfico. Os dois surgiram como maneiras de lidar com a cor e cada um com um objetivo final diferente: regular as cores dos objetos que emitem luz e dos que são opacos. 

O RGB é uma sigla para as cores em inglês, red (vermelho), green (verde) and blue (azul). Esse sistema é muito utilizado em monitores, peças digitais, fotografias, celulares, cinema e televisão, todos que emitem luz. Dessa forma, os seus matizes são aditivos. 

Enquanto o CMYK corresponde às cores cyan (ciano), magenta (magenta), yellow (amarelo) e black (preto). Ele costuma ser aplicado em impressão em cores com tinta. 

O sistema CMYK é mais relacionado ao próprio pigmento. É a mistura dessas cores que trará mais harmonia e destaque aos aspectos coloridos, já que ele não é uma cor pura em si. Seus matizes são subtrativos, já que, ao contrário do RGB, em que os monitores ou objetos eletrônicos emitem luz, os materiais impressos a absorvem. 

Qual a influência disso nos materiais gráficos? 

Nos materiais gráficos impressos, os sistemas RGB e CMYK devem ser considerados atentamente. Por exemplo, no momento de visualização de um projeto gráfico, o arquivo para visualização precisa estar em RGB. 

Isso se dá em razão da maior variedade de cores permitidas pelo sistema, que não são as mesmas do CMYK. No entanto, no momento de impressão, o formato deve ser convertido para CMYK. Com isso, a partir da combinação das cores primárias, ele consegue chegar no resultado desejado. 

Como escolher o sistema correto para impressão?

No momento da impressão, é necessário levar em conta as próprias especificações do projeto, a finalidade do material e onde ele será usado. Para peças para web, recomenda-se o RGB, enquanto que para impressões, o mais indicado é o sistema CMYK, pois ele busca imprimir o mais fielmente possível daquilo que está na tela. 

Porém, como a variedade de cores desse sistema não é a mesma do RGB, muitas vezes o resultado do impresso pode ser distinto daquele visto no monitor. 

Imprima seus materiais gráficos na Comunicare 

Agora que você já entendeu as diferenças entre esses dois sistemas, já pode seguir com o seu projeto! E na hora de escolher uma gráfica, conte com a Comunicare, gráfica fundada em 1977 e que coloca em prática suas ideias com confiança e qualidade.

Entre em contato conosco agora mesmo e faça o seu orçamento.