Blog

20 MAR

Você ainda não sabe o que é CMYK?

O CMYK é o sistema de cores ideal para a impressão de materiais.

Você sabe o que significa CMYK no sistema de impressão? Para começar, vamos entender o que significa essa abreviação: cian (c) , em português: ciano, magenta (m), yellow (y), em português: amarelo, e preto (k), a cor chave (key em inglês).

Assim, o CMYK trata-se de um sistema de cores utilizado para impressão no mundo todo. É usado em indústrias de impressão de revistas, jornais, livros, camisas, convites, faixas, entre outros materiais impressos. Podemos afirmar que as cores CMYK são a melhor alternativa quando o projeto for direcionado para impressão.

Mas como funcionam as cores CMYK?

O sistema de cores CMYK é uma cor pigmento. As cores pigmento, como o nome sugere, são formadas de pigmentos sólidos que, quando sobrepostos, tendem a ficar cada vez mais escuros

Isso acontece porque a cor que vemos é apenas um reflexo da luz que incide sobre o pigmento, e, uma vez sobrepostos, esses pigmentos refletem menos luz até haver uma ausência total dela, que é o preto. Essas quatro cores são as mais importantes no mundo da impressão gráfica.

É importante ressaltar que o preto é uma cor formada pela mistura de todas as outras cores. Inclusive, pode ser utilizado nos impressos com a combinação C 100 M 100 Y 100 K 100. Contudo, devido à sua composição, não é considerado uma cor pura.

Já para o branco não é necessária uma combinação de cores. Ele é simulado por uma falta de pontos de cor, mostrando o papel branco por trás da tinta.

Conheça a Comunicare

Com mais de 40 anos de atuação em Curitiba, a Gráfica Comunicare é conhecida pela qualidade e refinamento na impressão de materiais. Mantemos a tradição de realizar serviços de excelência e, ao mesmo tempo, lançamos tendências.

Nosso atendimento é personalizado, peça seu orçamento ou solicite uma visita!