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30 ABR

A importância do design gráfico para os materiais impressos

Responda: qual é a primeira coisa que chama a sua atenção em um produto?

Se você pensou na embalagem, a sua resposta está certa. Antes de conseguir ver a aparência do que está sendo vendido, a composição e o apelo comercial, a embalagem já dá a cara a tapa e é um dos principais argumentos de venda. Assim como o design de produto é definitivo para o sucesso do faturamento, o design gráfico em materiais impressos também possui uma decisiva contribuição. 

Pense bem: grandes marcas como Apple, Jaguar, Samsung e M.A.C são imediatamente reconhecidas apenas mostrando uma parte de sua logo ou utilizando as cores do manual de marca. Estas contribuições valiosas vêm diretamente de profissionais da área de design gráfico. Mais do que isso, seus consumidores têm orgulho em exibir que possuem um produto destas gigantes do mercado. 

 

Isso não quer dizer que para ser reconhecido pelo seu design você precisa ter uma grande empresa que fatura bilhões de dólares ao ano. E sim que para que a sua marca seja reconhecida por clientes e potenciais clientes, é preciso um bom trabalho destes profissionais. 

O chamado Brand Awareness ocorre quando uma identidade visual bem desenvolvida é aplicada de maneira competente em todos os materiais impressos da marca e o seu público-alvo é capaz de reconhecer imediatamente que é a sua empresa, em uma fração de segundo. E quando falamos tudo, é tudo mesmo, flyers, fachadas de lojas, cartões de visitas, embalagens, site, redes sociais e absolutamente tudo o que é relacionado à sua empresa. 

 

Por que contratar profissionais de design gráfico?

Se você ainda não se convenceu de que é um bom investimento, vamos te dar mais alguns motivos. Mais do que criar materiais belos, o profissional de design gráfico é responsável por transmitir uma mensagem, a sua mensagem, utilizando cores, símbolos, fontes e estilos especialmente desenvolvidos para os seus clientes.

Por exemplo: você sabia que determinadas cores possuem significados diferentes e podem conduzir um potencial cliente à ação desejada? Mas da mesma forma, o uso das cores incorretas irá afastá-lo. O mesmo ocorre com os demais elementos que compõem os materiais gráficos. 

 

O design gráfico é muito mais complexo do que apenas desenvolver um conteúdo com determinados padrões estéticos.

 

Além disso, se você preferir economizar e desenvolver por conta própria ou chamar alguém que não tem expertise na área, pode apostar, existe uma grande chance de precisar fazer tudo do zero. Desperdício de tempo, recursos e a possibilidade de manchar a sua imagem no mercado.  

 

Como selecionar um bom profissional?

É sempre válido pedir indicações de amigos que possuam empresas e tenham solicitado um material similar. Entre em contato com a pessoa indicada, peça amostras de trabalhos realizados e link para portfólio. Você também pode recorrer a agências que desenvolvam este tipo de serviço. Muitas até mesmo acumulam funções como controle de redes sociais, desenvolvimento de ações de marketing e etc. 

Também vale a pena conferir se a gráfica em que você já imprime materiais gráficos possui essa opção de parceria. Lá você terá certeza da competência dos profissionais contratados e poderá unir o útil ao agradável. 

 

Independente de qual caminho você escolher, não deixe de contratar um bom profissional de design gráfico. Ele poderá contribuir de maneira valiosa para todas as estratégias da sua empresa!