Mídia impressa: qual a sua importância na era digital?
A expansão das comunicações digitais assustou muitas pessoas que acreditaram que seria o fim da mídia impressa na era digital.
O mundo mudou, e muito. Seria uma mentira dizermos que não. Desde a invenção das primeiras impressoras, o modo como nos comunicamos e a velocidade com que isso acontece evoluiu vertiginosamente. Quando surgiram os primeiros smartphones e redes sociais, isso se tornou ainda mais evidente. E aí fica o questionamento: existirá mídia impressa na era digital? Por quanto tempo? O papel será substituído por telas que se ligam e desligam em segundos?
Para responder a todas estas perguntas, criamos este blog que será o mais sincero possível.
Como uma gráfica pioneira em muitos aspectos, seria ilusão não olhar para frente e ignorar as mudanças que estão ocorrendo. Também seria tolice jogar tudo para o alto pensando que o fim é certo. Pesquisamos muito e assim, chegamos a algumas conclusões que você verá a seguir:
A mídia impressa na era digital mudou, mas não irá morrer: Sim, a rapidez com que informações, descontos e conversas ocorrem em smartphones, tablets e celulares é extremamente relevante, e isso não podemos e nem devemos querer mudar. Depois de quase um ano e meio de isolamento social e comunicação por telas, as pessoas anseiam por contato, pessoalidade e aconchego que só um ser humano pode oferecer.
Isso se reflete em conteúdos extremamente relevantes, que tenham estas características e o objetivo de “tocar” o seu consumidor, mesmo que haja um papel entre vocês. Então, basicamente, a chave está em repensar alguns campos de atuação e a estratégia aplicada atualmente para a produção destes materiais.
Quanto mais caprichado, melhor: Para causar sensações mesmo estando longe, é preciso investir em uma comunicação humanizada e artifícios gráficos que demonstram a importância que esse consumidor tem para a sua marca. Acabamentos 3D, uso de fragrâncias, texturas e cortes especiais devem reinar nesta nova era.
O que vamos imprimir? Conheça a fundo o seu cliente e repense os materiais que devem seguir e os que você precisa dizer adeus. Lembre-se que os que permanecerem e as novas opções a serem implementadas precisam de cuidado redobrado.
Vale a pena abandonar o impresso? Sinceramente, não. Muitos materiais impressos na era digital ainda possuem extremo valor. Ainda mais na era das fake news. E isso não vale só para o público mais velho. Além disso, ainda é muito mais barato anunciar determinadas promoções com materiais impressos do que exclusivamente no digital, que tem se tornado mais caro a cada dia.
Precisamos estar cada vez mais conectados: para não perder o timing dos projetos, é preciso investir em uma equipe interna que já traga a arte final para a gráfica ou contar com o time que já desenvolve projetos e, após aprovado, envia diretamente para a impressão. Isso minimiza falhas, perdas de investimento e desperdício de recursos.
Agora que você já está por dentro das mudanças que estão ocorrendo quando falamos em mídia impressa na era digital, basta arregaçar as mangas e desenvolver seu plano de ação!