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31 MAR

Marketing sensorial: o que é e como colocar essa estratégia em prática?

Entenda como utilizar os cinco sentidos estrategicamente para aumentar suas vendas com o marketing sensorial

Você sabia que por meio do marketing sensorial os cinco sentidos do corpo humano, visão, audição, paladar, olfato e tato, podem ser utilizados para trazer melhores resultados para um negócio?

Se você já se deparou algum dia com esse termo e gostaria de entender como aplicar na prática para encantar mais clientes, leia este post até o final e entenda melhor sobre essa estratégia. 

Como funciona o marketing sensorial? 

A experiência de compra é cada vez mais importante para os consumidores nos dias de hoje. De acordo com um relatório da empresa Salesforce, por exemplo, 89% dos brasileiros disseram que a experiência de compra é tão ou mais importante do que o produto e o serviço em si. 

Em relação ao marketing sensorial, ele estimula os cinco sentidos para despertar atenção e interesse no consumidor. Com isso, é possível alcançar melhores resultados nas vendas, na conquista e retenção de clientes. Outro ponto é pensar em uma conexão além do processo de compra, bem como na criação de uma identidade única para o seu negócio. 

Os cinco sentidos na prática 

Para entender melhor sobre como o marketing sensorial funciona na prática, os próximos tópicos explicarão como é possível trabalhar cada um dos sentidos. 

Visão

Quando se fala da visão, a primeira coisa que vem em mente é a imagem da marca. Saiba que isso cumpre um papel indispensável no reconhecimento da sua marca pelo cliente. Uma identidade visual bem definida e trabalhada fixa na cabeça do seu público qual o serviço oferecido pela sua empresa.

Dessa forma, leve em consideração materiais visuais para o seu negócio e que podem ajudar a fortalecer a marca e trabalhar com esse sentido.

Cartão de visita, folder, papel timbrado, catálogo e a própria organização da loja influenciam na escolha do cliente. Isso tanto na escolha pelo seu produto ou serviço e na forma como ele irá recordar disso. 

Audição

Já pensou em ter uma playlist personalizada na sua loja? Conheça bem o seu público e aposte nessa estratégia!

Durante a espera ou mesmo a compra, o seu cliente pode sentir-se mais confortável no seu ambiente e ficar mais aberto para a aquisição de produtos. Mas preste atenção no volume, nada de exagerar, para evitar incômodos e nem deixar baixo demais. 

Paladar

Aquele café e lanches oferecidos em determinados lugares, que provavelmente você já deve ter presenciado, não são por acaso.

Tudo isso faz parte da estratégia do marketing sensorial e colabora para que o processo de espera. Dessa maneira, esse momento antes do atendimento, como em consultórios médicos, pode ser mais agradável e prazeroso, claro. 

Olfato

Uma loja com cheiro marcante e que combine com o tipo de negócio, é uma das características mais notadas quando um cliente vai até o estabelecimento. Por essa razão, o estímulo do olfato pode influenciar na decisão de compra de um cliente, já que os aromas agem diretamente na área do cérebro responsável pelas emoções e memória. 

Na hora de escolher o perfume para a sua empresa, não deixe de considerar o tipo de produto oferecido, para que tudo faça sentido e a experiência seja ainda mais proveitosa. 

Tato 

As pessoas gostam de tocar e sentir o produto. Por isso que o tato é um dos sentidos essenciais para conquistar a atenção e confiança de um cliente. 

Móveis confortáveis, provadores no tamanho ideal, produtos direcionados para testes, como maquiagens, celulares e alimentos. Tudo isso colabora na percepção do cliente de sentir o produto real. 

O que levar em consideração na hora de colocar para funcionar?

Se você deseja colocar essa estratégia em prática, é considerável ter quatro pontos em mente: conheça bem a sua empresa e produto/serviço, entenda bem quem é o seu cliente, escolha a experiência sensorial que mais faça sentido, você não precisa usar todas e saiba como usar da forma correta. 

Marketing sensorial: o que é e como colocar essa estratégia em prática?

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