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11 OUT

Marketing Humanizado: qual foi a última vez que você recebeu uma carta?

Na era das comunicações expressas, as pessoas pedem pelo Marketing Humanizado

Sim, mesmo sem saber chamar pelo nome, cada vez mais pessoas sentem a necessidade de uma comunicação personalizada e direcionada exclusivamente a elas. O que parece uma tarefa impossível, pode ser muito mais fácil do que você imagina. 

Não é de hoje que você ouve a respeito de formar relacionamentos com seus clientes e prospects. Também não é recente o fato de sabermos que eles querem se sentir profundamente conectados e relevantes à sua marca. 

E é essa lacuna que o Marketing Humanizado preenche. 

 

Voltando à pergunta inicial: você se lembra da última vez em que recebeu uma carta? Não valem as contas de consumo e propagandas em massa. Estamos falando de algo que contenha o seu nome e um texto feito para você. Aposto que faz tempo!

Pode passar o tempo que for, as pessoas sempre terão a necessidade de se sentir especiais. Dentro de três pilares, ética, empatia e emoção, é o que vamos te ensinar a fazer hoje. 

 

Passo a passo do Marketing Humanizado

O passo mais importante antes de tudo é entender como falar com o seu público. Se você fosse traduzir a essência da sua empresa em um personagem, como seria? A criação da persona vai te ajudar a definir tom de voz e até mesmo os tipos de materiais que você fará para falar com o seu público. 

Feito isso, é preciso que algumas mudanças internas também ocorram. Construa um relacionamento amigável entre empresa e funcionários, integre todos eles nesta nova mudança e com que desejem fazer parte. 

Depois, faça treinamentos ou palestras para ajudar todos eles a se habituar com essas mudanças. Agora está na hora de fazer a parte que seu público verá. Apresente a nova identidade, mostre como será daqui para frente e implemente as mudanças tanto nas redes sociais como nas comunicações impressas e presenciais. Se tudo não estiver alinhado com a proposta, não vai dar certo. 

 

Para o ambiente digital, eleger embaixadores, mostrar o dia a dia da empresa e conversar com o seu consumidor fará uma grande diferença. Agora quando o assunto é a mídia impressa, a situação é um pouco diferente.

Se a sua empresa possui alcance nacional, regionalize a comunicação de acordo com as características de cada local. Mande cartas em datas especiais como o aniversário desta pessoa, tratando sempre pelo nome. Não mande somente materiais promocionais. 

Quando ela fizer alguma compra, algum tempo depois mande uma carta pedindo para ela compartilhar como foi a experiência de compra. Mas ao invés de direcionar para a avaliação em um site, que tal direcionar para um whatsapp onde ela irá falar com pessoas reais? Isso faz toda a diferença.

 

Estes são apenas alguns exemplos e o que você fará vai variar muito de acordo com a proposta da sua marca e a personalidade do seu público. Mas como regra geral vale a pena pensar: como você gostaria de ser tratado pela sua marca preferida? 

Ao final de todas estas mudanças, faça um levantamento e avalie como o seu público reagiu. É provável que você precise fazer alguns ajustes e até leve certo tempo para conseguir mensurar o impacto. Tenha paciência. Mas uma coisa garantimos: o Marketing Humanizado vale a pena.