Impressão offset ou digital? Saiba qual é a melhor opção para o seu projeto
Entenda como escolher entre a impressão offset ou digital na hora de colocar seu projeto em prática
Para ter um projeto final com qualidade e alinhado com os objetivos definidos lá no início, é indispensável definir a forma que o material será impresso: impressão offset ou digital.
No entanto, antes de definir qual será a forma de impressão ideal para o seu projeto, é preciso entender quais as características de cada uma delas. É sobre isso que vamos falar neste post.
Os dois métodos de impressão
Antes de tudo, com o conhecimento da existência de dois métodos, vamos agora entender como cada um deles funciona. Confira nos tópicos abaixo!
Impressão offset
Sendo uma das mais tradicionais formas de impressão de materiais gráficos, a impressão offset surgiu na segunda metade do século 20. É um dos métodos mais utilizados em todo o mundo, uma vez que garante um produto final com alta qualidade e rapidez.
Sua impressão é feita de maneira indireta, o que significa que as imagens e as cores não são impressas diretamente no papel. A imagem é inicialmente da matriz para um rolo de impressão, e só depois disso é passada para o papel.
Diferente de outras formas, como a espelhada, no método offset a matriz já é legível antes mesmo da impressão. O processo segue a seguinte ordem: gravação da chapa offset, montagem e impressão.
Impressão Digital
A impressão digital é o registro de informações, que são lidas por um computador na forma de dados digitais. Sua principal diferença para a impressão offset é a aplicação diretamente no papel.
Dessa forma, não é necessário nenhum tipo de matriz, sendo os dados transferidos diretamente do computador para a impressora. Seu início é datado nos anos 1990, com o surgimento dos computadores e avanços da tecnologia.
Vantagens e desvantagens
Agora falando de vantagens e desvantagens de cada um deles, a impressão offset possibilita uma maior variedade de trabalhos personalizados e utilização de tintas especiais, bem como diversos tipos de papéis. Além disso, para impressão em médias e grandes tiragens, ela é mais indicada.
Enquanto isso, a impressão digital leva menos tempo para execução e possui um melhor custo-benefício para tiragens em menor quantidade. Além do mais, a produção é incorporada via rede e possuem alta qualidade.
Impressão offset ou digital para seus projetos?
Na hora de colocar seu projeto para funcionar, leve em conta os seguintes pontos para escolher qual é o melhor método de impressão.
- Quantidade de tiragens;
- Tempo para finalização;
- Tipo de material;
- Características do projeto.
Faça suas impressões com a Comunicare
Precisa de uma gráfica em Curitiba que imprima com qualidade e confiança? A Comunicare presta serviços há mais de 30 anos na capital paranaense e dispõe de equipamentos que imprimem com a mais alta qualidade.
Faça agora mesmo seu orçamento conosco!