Blog

06 AGO

Escala de cores RGB ou CMYK? Acerte na escolha!

Não existe uma escala de cores certa ou errada, mas sim o uso adequado de acordo com o objetivo do material. 

O RGB e o CMYK são dois sistemas de cores distintos utilizados por profissionais da área de design. O RGB (Red, Green, Blue) significa vermelho, verde e azul. Já CMYK (Ciano, Magenta, Yellow, Black) significa as cores ciano, magenta, amarelo e preto. 

O uso correto de cada escala irá evitar surpresas desagradáveis no momento de buscar o material, então fique atento às orientações. 

O primeiro sistema é conhecido por ser utilizado nas telas de computador e impressoras do gênero FineArt  – equipamentos capazes de imprimir documentos com alta fidelidade de cores e durabilidade muito acima do comum-. Já a escala CMYK é mais utilizada para impressões domésticas e em papel offset. 

 

Qual a escala de cores correta para materiais digitais?

 

Para conteúdos como imagens para web, posts em redes sociais, banners para site e etc, a escala RGB é a mais apropriada. 

Isso porque, em um monitor, iniciamos em uma total escuridão. Quando decidimos os números que irão em cada uma das iniciais (R,G e B), estamos escolhendo a quantidade de luz que a tela irá recebe. Por isso que o preto é representado por 0,0,0 e branco é representado por 255,255,255. 

Vale mencionar que a escala RGB é capaz de produzir mais de 16 milhões de cores a partir destas três simples definições.

 

Por que o sistema CMYK é ideal para materiais impressos?

 

Esta escala é melhor aplicada a materiais impressos porque ao contrário do RGB, não se baseia na emissão de luz, e sim na pigmentação. Ele é considerado um sistema substrativo, ou seja, ele retira as cores secundárias a partir da mistura dos 4 primeiros tons, ciano, magenta, amarelo e preto. 

O sistema empregado por impressoras e fotocopiadoras é capaz de reproduzir a maioria das cores de espectro visível, conhecido como quadricromia. Na impressão, uma série de pequenos pontos coloridos que possuem variação de espaçamento e diâmetro, são responsáveis por entregar a cor final ao material físico. 

Agora que você já sabe qual o padrão ideal para cada tipo de arquivo, seus projetos serão um sucesso absoluto! Quer saber mais dicas sobre impressão e as principais novidades do mercado gráfico? Acompanhe nosso blog e redes sociais.