Blog

15 DEZ

Conheça a história da impressão

A história da impressão é muito mais antiga e complexa do que você pode imaginar.

Ao vermos as páginas impressas em segundos com alta qualidade e resistência, nem sequer imaginamos o fascínio dos primeiros homens a conseguir imprimir em outros materiais, as mensagens que desejavam. Mas você sabe como tudo começou? Conheça a história da impressão. 

 

Estima-se que foi por volta de 4000 anos antes de Cristo, na Mesopotâmia. Esse povo antigo utilizava estruturas de cilindros sobre o barro para imprimir imagens perfeitas que foram conservadas até hoje. Algumas imagens possuem uma riqueza de detalhes que impressiona. 

Posteriormente o pergaminho começou a ser utilizado. Ele era feito em sua maioria, a partir da pele de animais e recebia tintas primitivas com caligrafias à mão. Pouco à frente, no século II depois de Cristo, o papel foi inventado na China, tornando a impressão um pouco mais acessível. Eles também inovaram muito ao utilizar a xilogravura para imprimir, ao criar diferentes tipos de tintas e utilizar caracteres móveis de argila.

No século XV, Gutenberg inventou a prensa, uma verdadeira revolução. Ela possibilita a impressão de livros inteiros em muito menos tempo, reduzindo custos. E foi aí que surgiu o primeiro exemplar da Bíblia em latim com letras góticas, além de centenas de outras obras com objetivos comerciais. 

A próxima grande invenção depois de Gutemberg ocorreu apenas em 1798, quando surgiu a Litografia, na Alemanha. Alois Senefelder criou um sistema onde as pedras porosas eram marcadas a lápis embebido em água, formando as letras desejadas. Posteriormente, aplicavam uma tinta gordurosa no mesmo material com um rolo e transmitiam a mensagem ao papel. Porém a pedra se desgastava rapidamente e exigia um novo processo de gravação. 

Por volta de 1884, Otto Mergenthaler criou peças de metal que formaram toda uma linha, tornando o processo ainda mais ágil. Em seguida, a peça recebia tinta e o papel prensado sobre ela, gravando o texto. Desde então, surgiram máquinas cada vez mais modernas, incluindo a eletricidade, impressão colorida, a laser e hoje temos até impressoras 3D que possuem um potencial gigante a ser explorado! 

O mundo da impressão é mesmo fascinante, não é mesmo? Hoje existem máquinas que executam mais de uma função, são capazes de imprimir nos mais distintos formatos e superfícies e executam diversas tarefas em apenas alguns minutos. 

Gostou de saber mais sobre a história da impressão? Fique ligado, acompanhe nossas redes sociais e blog e confira conteúdos imperdíveis!