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28 JUL

Como o cartão fidelidade pode incrementar suas vendas

Existem medidas muito simples que podem te ajudar a incrementar as vendas. Uma delas é o cartão fidelidade. 

 

Você já deve ter visto em muitos estabelecimentos, cartões que oferecem descontos ou até mesmo produtos de graça ao visitar o estabelecimento um certo número de vezes. São os chamados cartões fidelidade. 

O recurso, que já é um velho conhecido, pode contribuir muito para a geração e manutenção de clientes, principalmente neste período pós-pandemia onde tantas pessoas tiveram suas rendas afetadas. 

 

Mas como faço um bom cartão fidelidade? 

Primeiro, estude seu público. Entenda quem eles são, o que mais consomem em sua loja e o que os motivaria a voltar. É muito importante estudar bem essa questão, antes de investir nesta estratégia de fidelização. 

 

A recompensa pode ser um produto desejo

Sempre existe um produto em questão que é o queridinho do seu público, mesmo que seja um pouco mais caro. Oferecê-lo como recompensa após o cliente ter comprado 5 ou 10 vezes na sua loja é uma demonstração de que se importa e gostaria que ele retornasse novamente.

É importante frisar que o cliente precisa se sentir valorizado, por isso, oferecer como “brinde” algo que seja muito barato ou comum, não fará com que seus olhos brilhem e ele queira voltar à sua loja uma quantidade de vezes considerável até ganhar o prêmio. 

 

Calcule a viabilidade

Sim, parte do custo do cartão fidelidade acaba saindo do seu bolso. Mas se o seu cliente consumiu tantas vezes do seu estabelecimento para ganhar uma recompensa, a probabilidade de ele continuar voltando é enorme. 

Considere que o custo para atrair um novo cliente é muito maior do que para manter clientes já adquiridos usando apenas uma estratégia de fidelização. 

Além do mais, o velho marketing boca a boca ainda acontece e muito. Cliente feliz atrai outros clientes. 

 

Crie um nome e defina a estratégia

Para que seu cartão fidelidade seja um sucesso, é preciso encontrar um nome atrativo. Invista em criatividade para surgir algo bem chamativo. Pode ser um jogo de palavras com o nome da empresa ou produto. 

Pense na melhor estratégia. Se os carimbos vem por compra, por valor de compra ou por pontos, independente de quanto consumir. Os mais frequentes são por valor de compra e por compra à partir de um certo valor.

Se você for utilizar a estratégia de valor, uma boa ideia pode ser tirar uma média de quanto seus clientes normalmente gastam e utilizar como base para que valha um carimbo de programa fidelidade.

 

Invista em uma comunicação visual atraente

Seu cartão fidelidade precisa se destacar em meio a todos os outros que estão na carteira ou bolsa do cliente. Use cores vivas e contrate um designer experiente para desenvolver o cartão certo. 

Não esqueça de colocar nele, a localização das lojas e telefone para contato. Outro ponto importante a destacar é a atenção aos detalhes do cartão como acabamentos e cortes especiais. 

Também vale a pena solicitar materiais como banners e folders para distribuir, avisando sobre a promoção. 

Nas redes sociais, crie conteúdos temáticos abordando esse novo benefício e convidando seu público a experimentar!

 

Após alguns meses, avalie se está dando certo

Você pode fazer isso, inserindo uma tag ou anotando em seu sistema, os clientes que receberam o cartão fidelidade. Se eles estiverem voltando e mais clientes aderindo à promoção, sua estratégia foi um sucesso! 

 

Escolha uma gráfica de qualidade

Não adianta investir em um bom design, escolher o produto correto e ao final, ter um cartão fidelidade pouco atrativo porque a impressão, acabamento e corte deram errado. 

Por isso, escolha a Comunicare. Podemos te garantir qualidade do início ao fim, com o Certificado ISO-12647-7 de controle de processo e separação de cores e ISO-12647-2 com impressão em offset, com referência às normas internacionais FOGRA39 para papel COATED e FOGRAF29 para papel UNCOATED.