Blog

20 AGO

Acabamento fosco ou brilhante? Qual o melhor para meu material?

Tão importante quanto à atenção aos detalhes no documento digital é o acabamento que a versão impressa irá receber. 

Com certeza você já deve ter recebido a seguinte pergunta em uma gráfica: acabamento fosco ou brilhante? Se muitas vezes você decide em cima da hora e “chutando”, vamos te ensinar algumas dicas preciosas que irão valorizar muito seu material.

 

Qual a diferença entre acabamento fosco e brilhante?

A termolaminação fosca é uma espécie de película que cobre de maneira total ou parcial a superfície do documento que você irá imprimir. 

Já o acabamento brilhante, como já diz o nome, confere uma camada extra de brilho, tornando o material mais liso que passa a exibir até reflexos. 

 

Vantagens e desvantagens

O verniz com certeza irá destacar as cores, tornando-as vivas e exuberantes. Ele pode ser aplicado em toda a arte nos casos de papel couché e cartão. Vale a pena lembrar que devido ao brilho, a superfície ficará mais marcada com impressões digitais. 

Já o acabamento fosco tem o efeito contrário sobre as cores, dando mais opacidade. Ele é muito utilizado quando queremos transmitir sofisticação. Outro ponto é que a superfície se torna mais aveludada ao toque. É importante lembrar que algumas gramaturas e tipos de papel não aceitam esse acabamento, portanto, sempre pesquise antes de decidir. 

 

Utilização mista de acabamento

Não existe uma regra que diga que um material não pode ter os dois tipos de acabamento.

Você pode utilizar a laminação fosca num aspecto geral e deixar o brilho para destacar informações como número de telefone, logo e website. Use a criatividade! 

Se você ficar em dúvida sobre qual a melhor maneira de laminar a impressão, peça uma prova com certos pontos em laminação foscas e outros brilhantes, e uma segunda prova com este esquema invertido. Assim terá a prova definitiva se é este o resultado que busca!

 

Escolha profissionais qualificados

Quando o assunto em jogo é o nome da sua marca, não vale a pena arriscar. Afinal, imagine investir tanto tempo e recursos em um bom design, com o conteúdo certo e a impressão te decepcionar? Escolha a Comunicare, mais de 40 anos de experiência na produção gráfica!