4 passos para vender mais nesse ano
O segredo para vender mais está no planejamento antecipado
Depois de um ano complicado e restritivo como 2020, precisamos estar ainda mais preparados em 2021, buscando soluções que irão te ajudar a vender mais neste e em todos os outros anos. Destacar-se em meio à concorrência é uma tarefa cada vez mais árdua, mas que deve receber especial atenção se você almeja o sucesso. Por isso, desenvolvemos um guia de ações que você deve fazer para aquecer o caixa e ver o faturamento disparar, confira!
Defina seu público-alvo
Este é o primeiro passo e um dos mais importantes de todo o seu ano. A partir do momento que você conhece o seu público, saberá seus interesses, quais datas do ano são relevantes para a compra e que estratégias os atraem para a sua loja. Por isso é importante manter um cadastro contendo um pequeno perfil como idade, endereço e até mesmo o tipo de mercadoria adquirida.
Segmente seu público-alvo e se possível, envie pesquisas para eles que ajudem a determinar o que eles consideram mais interessante e os levaria a consumir mais vezes em sua loja.
Caso esse não seja um passo viável, tente obter acesso a censos do IBGE e de empresas particulares que trazem dados relevantes sobre padrão de consumo, tendências e tudo o que contribui para que a sua estratégia de campanhas seja um sucesso.
Implemente um calendário sazonal
Depois de entender o seu público,defina um calendário com as principais datas comemorativas do ano o mais rápido possível (como Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Avós, Natal, etc…) e trace estratégias para cada uma delas. Identifique também que mercadorias se encaixam melhor em cada uma delas.
O próximo passo é desenvolver produtos ou serviços limitados e específicos para cada um desses dias. Caso isso esteja fora do seu alcance, procure fazer kits promocionais que sejam apelativos à data.
Imprima materiais de qualidade
Materiais com imagens em baixa resolução, sem harmonia e coerência com a campanha levam uma mensagem negativa para o consumidor que pode resultar na depreciação da sua loja, levando você ao prejuízo. Por isso é fundamental contratar uma equipe eficiente o mais cedo possível para que eles possam executar cada material com calma, estratégia e eficiência. O mesmo vale para a impressão que deve ser de alta qualidade!
Planeje, com pelo menos dois meses de antecedência, o mote da campanha e toda a comunicação visual necessária para a divulgação. Materiais online, flyers e claro, displays para a loja, além de adesivos para a vitrine ou quiosque.
Divulgue a campanha algumas semanas antes de iniciar para que seu público tenha tempo de assimilar os benefícios da sua promoção, conheça mais sobre o seu produto e de quebra, saia na frente da concorrência.
Analise os resultados
É normal que suas primeiras campanhas precisem de ajustes, afinal você está apenas começando a conhecer o comportamento dos seus clientes. Por isso, analise os resultados da loja antes e depois destas mudanças, veja o que deu errado, o que não chamou a atenção e trace novas estratégias para implementar as melhorias, se possível ainda no mesmo ano. O comportamento do consumidor está em constante mutação, por isso é importante entender o que é relevante para ele e ficar de olho em tudo o que está acontecendo pois certamente irá influenciar nos resultados das suas vendas.
Agora que você já sabe o que fazer para vender mais nesse ano, basta começar o seu planejamento e ver o lucro da sua loja disparar!