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28 SET

Mídia impressa x mídia digital: uma análise sincera

Colocamos as cartas na mesa e mostramos para você uma perspectiva real entre mídia impressa x mídia digital

Você deve estar pensando: como uma gráfica que vive de produzir materiais impressos pode me dar uma visão imparcial a respeito disso? A resposta é simples: nosso relacionamento com todos os clientes sempre foi baseado na transparência e é assim que sempre será. Não queremos que você jogue dinheiro fora em nenhum dos meios e por isso temos um compromisso em te falar a verdade, sempre. 

 

Uma visão geral sobre o tema

A mídia impressa é muito mais antiga do que a digital. Estamos acostumados a ver jornais, revistas, cartões de visita e livros. Porém, nos últimos anos uma presença que se iniciou tímida, hoje toma proporções cada vez maiores e já é o canal predileto para algumas pessoas. Estamos falando das mídias digitais. A chegada delas assusta e confunde muitos empreendedores que ainda não sabem exatamente como agir diante deste novo cenário que chegou para ficar. E é nisso que nós vamos tentar ajudar hoje. 

 

Mídia impressa x mídia digital

Para pensar de forma puramente estratégica, temos que deixar de lado nossos apegos e preferências. 

A mídia impressa foi extremamente presente na vida das pessoas, muitos (principalmente as gerações mais antigas) sentem um nível maior de confiança em algo que podem pegar e guardar, como uma espécie de garantia. Absolutamente tudo o que tínhamos de informação em algum momento passava pela gráfica. Sejam jornais, tablóides de supermercados, revistas, catálogos, cartões de visita e por aí vai. 

Com o tempo, as televisões ganharam mais espaço, assim como os primeiros sites de notícias. Aqui começou a grande revolução da internet. E em um curto espaço de tempo tudo se tornou cada vez mais digital. A pandemia apenas acelerou um processo que naturalmente já acontecia. 

Mas e agora? É o fim do impresso? 

Não, é um recomeço 

Assim como um autor decide que determinada história deve ser contada em livros ou em seriados, acontece com os demais materiais digitais ou impressos. É tudo uma questão de conhecer o espaço adequado para cada narrativa. 

Nos canais digitais, podemos reservar os conteúdos que têm pressa em serem divulgados como o resultado de um sorteio ou uma promoção relâmpago. Na mídia impressa, vale-presente, cartas que anunciam novas coleções e materiais que tem profundidade o suficiente para serem lidos e guardados. Percebe? É tudo uma questão de relevância. 

É importante também saber que a voz nestes canais precisa ser a mesma, afinal estamos falando da identidade da sua marca. Seu público deve te reconhecer, seja por um simples cartão ou em um comercial em horário nobre em canais pagos. 

Você ainda pode brincar, como muitas marcas já fazem, integrando as duas plataformas e transmitindo uma única mensagem. Ao final, o que provavelmente irá acontecer é uma análise criteriosa do que passará a ser dito em mídia impressa x mídia digital, sem jamais abrir mão da qualidade de cada um e da mensagem que a sua marca quer entregar.