Brandsense: como o papel influencia na percepção do cliente em relação à sua marca?
Já parou para pensar que a espessura e a textura de seus materiais impressos influenciam na decisão de compra dos seus clientes? Conheça o Brandsense
Não é à toa que existe uma infinidade de tipos de papéis à disposição para a criação dos mais diversos materiais gráficos. São texturas, gramaturas, cores e tamanhos diversos para impactar da melhor maneira o seu público-alvo. Mas muitas vezes esquecemos de explorar um sentido muito importante: o tato.
Sabemos que o primeiro impacto geralmente ocorre pela visão. Mas pensar no que o seu público-alvo irá sentir ao tocar esse papel é tão importante quanto a estética visual.
E com a função de pensar em todos estes aspectos que envolvem os cinco sentidos humanos em relação à marca surgiu o Brandsense.
O Brandsense é o uso inteligente dos cinco sentidos para gerar experiências positivas e transmitir os valores da marca.
Ao explorar corretamente esse conceito, você terá muito mais chances de estabelecer uma conexão profunda com seus clientes, além de um relacionamento saudável e duradouro. Isso porque, através de uma agradável experiência de compra ou até mesmo divulgação de um novo serviço, ao aplicar estes conceitos você gerará lembranças. Um recurso muito mais valioso do que qualquer desconto ou promoção.
O Brandsense aplicado ao tato pode ser experienciado de diversas formas: Nos materiais utilizados no PDV, nos tecidos aplicados às roupas (no que se refere à lojas de vestuário), na seleção cuidadosa dos guardanapos disponibilizados em cafeterias, restaurantes e bares, e claro, na escolha dos papéis para cada material gráfico.
Imagine que você opte por um papel que estampará o convite para o lançamento de uma nova linha de casacos de inverno. Ele possui o visual ideal para a divulgação da sua campanha, mas ao tocá-lo você percebe que ele é muito áspero e desagradável. Isso com certeza irá causar desconforto em seu público e afastá-lo, um efeito contrário ao desejado. Mas se ao invés disso você utilizar um papel agradável ao toque, que cause sensação de conforto, aquecimento e aconchego (similares aos que o seu produto está relacionado), isto fará com que seu potencial cliente se sinta atraído e queira saber mais sobre este lançamento tão aguardado.
Este é o poder de uma simples, mas marcante, escolha.
Mas como saber qual o papel adequado para cada ocasião?
Fizemos uma seleção com os principais modelos encontrados atualmente no mercado, suas características e possíveis utilizações, assim você terá sempre um guia rápido para consultar quando preciso, confira:
Papel de linho: Confere ao material impresso, alta sofisticação e qualidade. Possui textura semelhante ao tecido linho e superfície fosca. Pode ser aplicado em embalagens, convites, artesanatos e cartões.
Color Plus: Este papel colorido e liso é normalmente utilizado para impressão de cartões de visita, folhetos, blocos de notas e etc.
Vergê: Superfície rugosa com leves linhas paralelas, é mais resistente que o sulfite e mais fino do que a cartolina. Geralmente utilizado em convites, certificados, folhetos e demais materiais que demandem elegância.
Kraft: Possui diversas texturas, de liso a granulado, porém sempre com uma proposta rústica em suas aplicações. A gramatura oscila entre 80 a 400g/m², tornando-o um material resistente para cortes especiais, embalagens e cartões.
Aspen: A superfície perolada ou metalizada muda de cor de acordo com a luminosidade. Ele pode ser encontrado em diversas cores e seu uso normalmente é associado a materiais luxuosos e refinados.
Reciclato: Possui aspecto natural, amarelado e áspero, podendo ser feito com a reutilização de offset ou sulfite. Geralmente utilizado em materiais onde o apelo remete à ecologia, reciclagem e meio-ambiente.
Couché: É conhecido por seu acabamento extremamente liso e pela camada adesiva que o reveste. Sua principal aplicação é para cartões de visita e possui excelente custo benefício. Pode ser encontrado nas versões fosca ou brilhante. Também pode ser aplicado em catálogos, folders, cartazes, revistas, capas de livros e etc.
Você também poderá encontrar muitas outras opções, além de um catálogo de amostrar para sentir na pele a textura de cada um destes papéis aqui na Comunicare. Assim seu material impresso será exatamente da forma como imagina, causando grande impacto positivo sobre os seus consumidores.
E você, já aplica o Brandsense aos materiais gráficos da sua empresa?