Descubra como a psicologia das cores influencia seus clientes
Sim é verdade, as cores influenciam o modo como seus clientes veem a sua empresa
A chamada psicologia das cores tem o papel de explicar o comportamento que cada cor desperta em nosso cérebro. Através dela, estilistas, arquitetos e agências definem as cores adequadas para cada campanha, logo e peça a ser comercializada. Se você deseja ter sucesso na sua empresa, você precisa saber mais sobre o tema.
Afinal, como interpretamos as cores?
Existem diversos meios de interpretação. Algumas associações que nosso cérebro faz tem relação com a natureza, outras são feitas de acordo com padrões estabelecidos pela sociedade e cultura. O fato é que estes conceitos não são fixados e tendem a mudar de acordo com o momento em que vivemos. Quem fez essa descoberta foi a socióloga alemã Eva Heller que por volta do ano de 2010 conduziu um estudo com 2 mil pessoas e descobriu padrões existentes, independente da idade e cultura dos entrevistados.
A descoberta é recente, porém influencia – e muito – o dia a dia de diversos profissionais que passaram a utilizar as cores de modo racional, atraindo muito mais consumidores e seguindo o manual da psicologia das cores.
Um olhar atento à psicologia das cores
É importante saber o quanto as cores influenciam a decisão do consumidor. Imagine que a campanha de lançamento de seu novo produto utilize a cor laranja (que é frequentemente associada ao lúdico), sendo que ela deseja promover um produto de alto padrão. Certamente agradará muito menos ao seu público do que se utilizasse cores neutras e associadas ao luxo e sofisticação como o preto e o branco. Esse é apenas um exemplo e toda escolha depende de diversos fatores como o conhecimento do seu público-alvo, o tipo de produto e até mesmo o momento em que o país vive.
As cores são ainda mais importantes quando o assunto é definir a logo e o manual da marca da sua empresa. Marcas como Mcdonald’s, Ben & Jerry’s e até mesmo BMW são facilmente reconhecidas por suas cores e estilos bem definidos. Esse é o poder de uma boa comunicação.
Algumas pesquisas ainda revelam que a cor aumenta o reconhecimento de marca em 80% e que anúncios coloridos possuem um desempenho 26% maior em relação à mesma versão em preto e branco.
O ideal é conhecer a combinação ideal de cores que melhor expressa os ideais, visão e valores da sua empresa. E isso só poderá ser feito de modo assertivo por um profissional.
Conheça o significado de algumas cores
A variedade de tons disponíveis é quase incalculável. As cores e significados que iremos abordar aqui, levam em consideração apenas as tonalidades mais básicas e suas concepções gerais. É importante lembrar que cada uma tem sentimentos positivos e negativos atrelados a ela.
Amarelo: Tende a ser utilizado para expressar emoções como alegria, otimismo, desonestidade, covardia e esperança.
Vermelho: Associado a emoções fortes como amor, paixão, raiva e desejo.
Azul: Relacionado a confiança, serenidade, fé, paz, lealdade, espiritualidade, depressão, frio, conservadorismo e tecnologia.
Verde: Pode significar equilíbrio, cura, orgulho, crescimento, inveja, destruição e generosidade.
Marrom: Representa estabilidade, dependência, simplicidade, confiabilidade, conforto e resistência.
Preto: Associado a sofisticação, poder, sexualidade, elegância, anonimato, segurança e drama.
Branco: Conhecido por representar respeito, amor, proteção, pureza, simplicidade, paz, frio, estéril, morte.
Como você viu, existe muito mais por trás do uso das cores do que simplesmente um tom agradável aos olhos. Por isso, se você deseja renovar a logo da sua empresa, lançar uma nova campanha e até mesmo investir em materiais para a loja, lembre-se de contar com o apoio de uma equipe capacitada que poderá criar soluções eficazes e coerentes ao seu público, contribuindo para o sucesso da sua empresa!