Surgimento das cores: você sabe como aconteceu?
O surgimento das cores aconteceu de forma bem complexa e seus nomes possuem histórias intrigantes. Confira!
Muito antes de termos os conhecidos códigos Hex e também muito antes do Adobe Color surgir para trabalhar em seu computador nas mais diversas aplicações para colorir o mundo digital veio o surgimento das cores no mundo real.
Vamos então descobrir como foi feito o surgimento das cores na natureza? Continue a leitura para saber!
O surgimento das cores
Diferente de apenas selecionar uma cor no Photoshop e clicar em cima do canvas para colorir, o surgimento das cores aconteceu de maneira muito mais complexa e analógica. Por meio de uma robusta mistura entre minerais, gordura de animais e até de carvão queimado, surgiram pastas diversificadas, as chamadas tintas, para tornar a vida humana mais colorida.
Há mais de 40 mil anos, este era o procedimento para a criação de cores. Triturava-se pedras até formarem pó e adicionava-se água ou óleo à mistura. Pronto, assim estava feita a tinta.
Outro fato interessante sobre o surgimento das cores é a história de cada cor especificamente. Veja o que separamos para você a seguir:
A história de cada cor
Azul
O azul ou o ultramar (azul brilhante) têm uma história interessante. Seu nome veio de uma pedra preciosa chamada lápis-lazúli. Lázuli veio do termo árabe lázúrd, referente a pedra azulada.
Amarelo
Os antigos esmagavam açafrão para conseguir a tonalidade, e seu nome veio de uma doença chamada icterícia, pois as pessoas ficavam amareladas quando contraiam-na. Acreditava-se que a secreção que deixava as pessoas com essa cor vinha do fígado, mais precisamente da bílis. Tal secreção era chamada de “humor amargo”, e o diminutivo de amargo em latim é amarellus.
Preto
Acredita-se que a tinta preta veio da queima e fuligem da madeira, e seu nome vem da variação linguística da palavra latina appectoráre, apretar, que significava algo apertado, comprimido.
Marrom
Dizem que a tinta marrom surgiu da trituração de múmias egípcias, e seu nome vem de uma castanha portuguesa que em francês se chama marron. A cor do fruto é marrom também.
Vermelho
O nome vermelho vem de vermiculum do latim, que significa vermezinho. As tintas vermelhas eram feitas a partir de um inseto esmagado.
Verde
A cor verde, obviamente, tem uma ligação bem forte com a natureza. Vivere em latim quer dizer verde, verdejar, e assim veio a analogia às coisas vivas, plantas por exemplo.
Gostou de saber sobre o surgimento das cores e de seus nomes? Agora que você já sabe de onde tudo isso veio, conheça a Comunicare!
A Comunicare
Com mais de 40 anos de atuação em Curitiba, a Gráfica Comunicare é conhecida pela qualidade e refinamento na impressão de materiais.
Mantemos a tradição de realizar serviços de excelência e, ao mesmo tempo, lançamos tendências. Você encontra o que precisa aqui!
Além disso, nosso atendimento é personalizado. Peça seu orçamento ou solicite uma visita, clicando aqui!