Tipografia e seu poder para a comunicação
A tipografia é uma forte aliada para sua mensagem chegar da maneira adequada para seus clientes.
Apesar de muitos a terem como um mero detalhe, a tipografia exerce um papel fundamental na comunicação de marcas e empresas.
Tanto que algumas delas, como Coca-Cola, Google e Uber, baseiam seus logotipos em tipografias exclusivas.
O QUE É A TIPOGRAFIA?
Em sua definição, tipografia é a arte ou processo de configuração e organização das letras. A forma como as fontes são exibidas, e a combinação de diferentes tipos de letras, dão hierarquia e personalidade ao texto.
E, isso é essencial para conectar o leitor com a mensagem, criando experiências únicas para os clientes. Portanto, a tipografia deve ser usada com planejamento, alinhada às percepções que se espera que as pessoas tenham em relação à sua empresa.
TIPOS MAIS COMUNS
Entre os tipos mais comuns de letra, estão:
SERIF
As fontes com serifa são bem legíveis, e transmitem formalidade. Se você quer passar um tom maduro, confiante e de prestígio à sua comunicação, as fontes serifadas são uma boa alternativa.
SANS SERIF
Já as fontes Sans Serif, como a Arial e Helvetica, são indicadas para uma comunicação mais moderna e descontraída. Com curvas suaves e neutras, elas transmitem um tom mais acessível e informal.
SLAB SERIF
As fontes em negrito Slab Serif transmitem confiança e força de caráter. Uma de suas representantes mais famosas, a Courier, foi muita utilizada nas primeiras máquinas de escrever.
SCRIPT
São geralmente utilizadas em convites de casamento, festas e outros eventos sociais. Dependendo do tamanho da fonte, sua legibilidade pode ser prejudicada. As fontes Script transmitem prestígio e importância para a comunicação.
MANUSCRITA
A tipografia manuscrita passa um tom mais pessoal, único e criativo. A letra escrita à mão deve ser usada com moderação, pois em excesso pode transmitir certa infantilidade.
TRATAMENTO DAS FONTES
Além dos diferentes estilos que vimos acima, as fontes também ganham um novo olhar e personalidade com os acabamentos dados a elas, como negrito, itálico, sublinhado, entre outros.
Confira nesse infográfico da We Do Logos um pouco mais sobre o poder da tipografia e das cores na comunicação.
CONHEÇA A COMUNICARE
Com mais de 40 anos de atuação em Curitiba, a Gráfica Comunicare é conhecida pela qualidade e refinamento na impressão de materiais. Mantemos a tradição de realizar serviços de excelência e, ao mesmo tempo, lançamos tendências. Solicite um orçamento, clicando aqui!